terça-feira, 5 de julho de 2011

Emergência da Literacia no Jardim-de-Infância

Letras ... Palavras... Frases... com História!

Os Grilinhos andaram a explorar os Livros pois é muito importante estabelecer desde cedo um contacto próximas com o "mundo das letras".






A questão da literacia emergente nos contextos educativos são hoje um ponto indiscutível.
As crianças desde cedo têm uma exploração activa no mundo que as rodeia e isso também inclui o material impresso.
Dificilmente imaginamos um mundo sem informações impressas que nos rodeiam a nós adultos e mesmo às crianças. Saímos de casa e existe informação e material impresso em quase todo o lado, seja nos autocarros, nos carros, na sinalização...
Segundo Sulzby & Teale (1991) refere que a capacidade de manipular esses elementos impressos – desde os mais simples aos mais complexos – constitui uma competência a que se dá o nome de literacia. Mesmo antes da criança entrar para a pré-escola apercebe-se do poder e da importância que o impresso tem no quotidiano e, desta forma, explora-o. É importante perceber-se que esta exploração é essencial para desenvolver um conjunto de noções e conhecimentos fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita. Esta referida como Literacia Emergente é um processo básico de aquisição de competências específicas de linguagem escrita que a criança adquire com a exploração.
Vejamos exemplos elucidativos:
A Mariana está sentada com a Joana e ambas estão a ver um livro. A Joana folheia o livro e conta uma história para a Mariana.
Aquilo que nos parece um simples momento de imaginação (porque a Joana ainda não sabe ler) é um processo complexo de literacia. A manipulação activa do material impresso exige a compreensão de um conjuntos de regras acerca do impresso e da leitura do mesmo. A leitura organiza-se segundo regras: lemos da esquerda para a direita, de cima para baixo. Este comportamento é observado pelas crianças enquanto os adultos lêem. Quando o educador ou os pais lêem, com e para a criança, tornando intencionalmente visível o processo de leitura, tornamo-nos modelo. A criança vai explorar esse comportamento imitando-o noutras ocasiões, como no caso da Joana. Mais tarde, vai perceber que a leitura é feita através das palavras e que tudo o que se lê é escrito.

Algumas actividades para promover a literacia no Jardim-de-Infância:
- Exploração livre das letras através do teclado no computador, num programa de escrita;
- Construir cadernos, onde as crianças possam explorar as letras, construir palavras...;
- Escrever com as crianças pensamentos, planificações, momentos, descrever fotografias, visitas de estudo...
- Fazer cartões com o abecedário e colocar à disposição das crianças;
- Promover momentos de recorte e procura de letras específicas em jornais, revistas...

Basta ter imaginação e criatividade ajudando a promover momentos harmoniosos de aprendizagem...

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