quarta-feira, 11 de maio de 2011

As Profissões

De manhã todos os dias
levanto-me e quero comer
o pão fofo e fresquinho
que o padeiro há-de fazer.

Mas se me sentir muito mal
e a cabeça me doer
dirijo-me ao hospital
ao Médico vou recorrer.

Visto uma roupa novinha
que na loja a mãe comprou
foi feita pela costureira
que muito bem a costurou.

De seguida vou para a escola
tenho muito que estudar
está lá a professora
que bem me vai ensinar.

E se à loja tiver que ir
o dinheiro eu vou guardar
mas se aparecer um ladrão
o polícia vou chamar.

Se com os meus pais for sair
e o carro avariar
ao mecânico temos de ir
para o carro ele arranjar.

Se o carro na oficina
ficar a consertar
chamamos um táxista
e de táxi vamos voltar.

Mas se nos der então a fome
no restaurante iremos parar
está la uma cozinheira
que nos fará o jantar.

O jardim da minha casa
eu gosto de admirar
para o ter sempre bonito
o jardineiro vou contratar.

Se um menino descuidado
um incêndio provocar
ligo logo para os bombeiros
que o fogo vao apagar.

Se está comprido o meu cabelo
e não me deixar ver bem
passo na cabeleireira
e corto o cabelo também.

Para fazer uma sopinha
preciso de boa verdura
que o agricultor preparou
e tratou com muita ternura.

Contrato um bom pedreiro
se na minha casa existir
um buraco na parede
ele o irá corrigir.

Ao dentista eu vou depressa
se um dente me doer
mas ao carteiro pedirei
as cartas que alguem me escrever.

Se fiz obras lá em casa
o Pintor vou chamar
quero tudo pintadinho
para a vista regalar.

Para evitar as doenças
as vacinas vou levar
vou ao Centro de Saúde
para a enfermeira mas dar.


Os Grilinhos do Campo andam a explorar o mundo das Profissões. Este poema é uma forma simples de abordar a temática dando asos à imaginação de cada criança....




Sem comentários:

Enviar um comentário