quarta-feira, 29 de junho de 2011

Energia Solar

Hoje, os Grilinhos estiveram a falar sobre o Sol e como este pode ser amigo do ambiente! Juntos construímos um cartaz alusivo à Energia solar...

Vamos ser pessoas mais conscientes e amigas do ambiente!


domingo, 26 de junho de 2011

terça-feira, 21 de junho de 2011

Os Grilinhos na Praia

Sabor a Salgado...

Areia nos pés...

Fresquinho do mar...

Calor do Sol...



Assim, estão a ser os nossos primeiros dias de Praia!






segunda-feira, 20 de junho de 2011

Eco-Desfile

Estes foram alguns dos nossos fatos no nosso "Eco-Desfile"!


Microfones com rolos de papel

 Guitarra de Cartão


Teclado


 Acessórios de Moda




Fatos diversos...





Todos os Fatos realizados com materiais reutilizáveis pois os Grilinhos são amigos do ambiente!

Festa Final de Ano

A nossa Festa Final de Ano proporcionou a todos mais um momento de muita alegria e partilha de vivências únicas!

Todos se empenharam, para tornar este momento memorável cujo resultado ficará na memória de todos nós!

Aqui fica o testemunho de uma manhã muito divertida e bem passada!





Os Grilinhos agradecem todo o apoio que nos foi dado!

:)

Brincar com Areia e Água

Uma forma de estimular os sentidos das crianças

O aparecimento de brinquedos cresce a cada dia. São tantas as idéias, os materiais, formas e desenhos que não sabemos realmente qual adquirirmos. No mercado existem brinquedos para todas as idades, com propostas inovadoras e com aspectos muito atrativos. Talvez por essa razão, muitas crianças já deixaram de lado os jogos como o baleado, esconde-esconde, corda, carrinho, papagaio, pipa, e como não, a brincadeira com água e areia.
Quanto menor seja a criança, mais ela aprende através dos seus sentidos. O aroma e o tato, são sentidos muito observados pelas crianças que estão no segundo ano de vida, a idade ideal para levá-los a um parque e ensiná-los a brincar com areia, balde e a pá. Além do parque, quando chega o calor, muitas famílias escolhem a praia para férias, e brincar na água e com areia sempre foi um dos jogos preferidos pelas famílias. Você não se lembra da sua infância? De quando passávamos horas tentando fazer construções, castelos na areia?

Como brincar com areia na praia

Munidos com o balde, a pá, e o ancinho, e alguns moldes quando for possível, todos os dias poderemos estar ali, sentados ou de joelhos na areia da praia, não esquecendo dos horários adequados por causa do sol e usando sempre o protetor solar. Podemos encher o balde com areia molhada e montar castelos. Logo faremos os muros do castelo, a ponte elevadiça. A imaginação só acaba quano o sol arde muito e temos que voltar para casa. Agora muitos pais seguem desfrutando com seus filhos desta grande e divertida brincadeira.
Tanto a água como a areia são elementos que estimulam os sentidos, ajudam no crescimento e desenvolvimento, e ajuda na coordenação motora das crianças. É um jogo que lhes ajuda a interagir com outras crianças através da linguagem e da aprendizagem do vocabulário, além do que os tornam mais criativos no planejamento da forma que querem dar à areia, e logo criadores das suas próprias brincadeiras. Brincar com a água e areia permite que as crianças expressem sua criatividade e se sintam motivadas a planejar.
Se seu filho tem mais de quatro ou cinco anos, seria conveniente que agregassem outros tipos de brincadeiras utilizando-se da água e da areia. Caminhões, tratores, moldes de animais, de construções, carros, e outros materiais, poderão animá-los na criação de estórias e contos. As possibilidades são realmente ilimitadas. A brincadeira com a água e a areia podem interessar até a uma criança tímida ou que tenha dificuldades para relacionar-se com as demais.
No caso de que não possa ir a um parque ou à praia, já existe no mercado as caixas de areia para uma interação social desde cedo. Basta que convide alguns amigos do seu filho, e que trabalhem juntos na construção da sua imaginação. As sensações que sentirão já valerão a pena.

Um brincadeira educativa

Brincar com a água e a areia é uma boa oportunidade para que as crianças estejam em contato com a natureza. É uma boa ocasião para que os pais reforcem a importância do uso da água para trabalhar com a areia e dar-lhes formas, para regar plantas, limpar as mãos depois das brincadeiras.
Além de educar, a brincadeira com água e areia é benéfica para as crianças muito agitadas. Esse tipo de brincadeira geralmente pode ter um efeito tranquilizador sobre a criança. Isso  a ajudará a concentrar-se, a repartir, a acalmar-se. Só temos que tomar cuidado para que os mais pequenos não tentem colocar areia na boca. Principalmente tratando-se de crianças menores de 3 anos, essa brincadeira deve estar sob vigilância constante de um adulto.


quinta-feira, 2 de junho de 2011

Feliz Dia da Criança!

Não há momento mais feliz que ver uma criança a sorrir de felicidade.

Ontem comemoramos o Dia da Criança...
aqui fica uma pequena amostra dos momentos mais deliciosos do dia!~